Numa amostra de três milhões de euros em comparticipações, quase metade é «potencialmente irregular»
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Medicamentos: fraude em 40% da despesa do Estado
sexta-feira, 17 de junho de 2011
E. coli que afecta sete crianças em França não é da mesma estirpe do surto na Alemanha
A intoxicação alimentar que obrigou à hospitalização de sete crianças em Lille, França, é provocada por uma estirpe de E. coli diferente da que está na origem do surto na Alemanha, garantem as autoridades de saúde francesas.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Saúde: Maioria defende maior investimento no sector
Quase dois terços dos inquiridos num estudo defendem um maior investimento do Estado no setor da Saúde e particularmente nos tratamentos oncológicos, nem que para isso seja necessário cortar noutras áreas como a Educação ou a Justiça.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Doentes do Norte e Algarve são os que mais esperam por consultas
Em Portugal há quem espere mais de três anos por uma consulta de especialidade, sendo os doentes do Norte e do Algarve os mais sacrificados, conclui o Observatório dos Sistemas de Saúde.
Clique para continuar a ler.
terça-feira, 14 de junho de 2011
E.coli encontrada em alfaces de exploração agrícola da Baviera
As autoridades sanitárias alemãs descobriram a bactéria E.coli em folhas de alface num produtor hortícola de Fürth, na Baviera.
Continue a ler aqui.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Administração Central dos Sistemas de Saúde suspeita de irregularidades financeiras
Faturação não justificada, utilização abusiva de veículos e desrespeito dos limites de re-embolso de despesas foram detetadas numa auditoria da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Portugueses queixam-se cada vez mais da Saúde
Um relatório da Entidade Reguladora da Saúde revela que em 2010 se registaram, em média, mais 22 queixas de doentes por dia, o que significa um aumento de 4% em relação a 2009
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Ministro da Saúde alemão adverte para perigo de tirar conclusões apressadas
O ministro da Saúde alemão, Daniel Bahr, advertiu no domingo à noite para o perigo de qualquer conclusão apressada sobre os rebentos de soja como possível origem do surto da bactéria mortal E.Coli.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Medicamentos: Receitas devolvidas às farmácias por genéricos terem sido trocados sem autorização - farmacêuticos
O Ministério da Saúde está a devolver às farmácias receitas de genéricos de marca que estavam "trancadas" e que o farmacêutico substituiu por outro genérico, situação que está a causar dificuldades às farmácias, revelou a Ordem dos Farmacêuticos.Esta situação está "a criar graves problemas económicos às farmácias e a afetar a sua viabilidade económica de uma forma muito grave, já que o Estado está a negar, neste momento, a comparticipação desses medicamentos, devolvendo o receituário e não reembolsando as farmácias do medicamento que dispensaram muito bem do ponto de vista técnico-científico", disse à Lusa o bastonário, Carlos Maurício Barbosa.Contactado pela Lusa, o secretário de Estado da Saúde disse ter ficado "surpreendido" com as declarações do bastonário por "estar a referir uma questão que o Ministério da Saúde desconhece, quer via Ordem, quer via farmácias".
Contactado pela Lusa, o secretário de Estado da Saúde disse ter ficado "surpreendido" com as declarações do bastonário por "estar a referir uma questão que o Ministério da Saúde desconhece, quer via Ordem, quer via farmácias".O Ministério da Saúde está a devolver às farmácias receitas de genéricos de marca que estavam "trancadas" e que o farmacêutico substituiu por outro genérico, situação que está a causar dificuldades às farmácias, revelou a Ordem dos Farmacêuticos.Esta situação está "a criar graves problemas económicos às farmácias e a afetar a sua viabilidade económica de uma forma muito grave, já que o Estado está a negar, neste momento, a comparticipação desses medicamentos, devolvendo o receituário e não reembolsando as farmácias do medicamento que dispensaram muito bem do ponto de vista técnico-científico", disse à Lusa o bastonário, Carlos Maurício Barbosa.Contactado pela Lusa, o secretário de Estado da Saúde disse ter ficado "surpreendido" com as declarações do bastonário por "estar a referir uma questão que o Ministério da Saúde desconhece, quer via Ordem, quer via farmácias".
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Saúde agrupo centros de saúde e hospitais do Nordeste transmontano em nova empresa
Hospitais do distrito de Bragança e centros de saúde vão ser agrupados. Governo cria nova entidade pública empresarial.
Continue a ler aqui.
terça-feira, 31 de maio de 2011
DGS dá orientações aos médicos do SNS sobre pepinos contaminados
A Direcção Geral de Saúde (DGS) distribuiu ontem um conjunto de orientações a todos os médicos do Sistema Nacional de Saúde (SNS), devido ao surto infeccioso provocado por uma bactéria em pepinos espanhóis contaminados.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Francisco George preocupado com surto infeccioso relacionado com pepinos
O director-geral de Saúde qualificou, esta segunda-feira, de "muito preocupante" a situação na Alemanha, devido ao surto infeccioso provocado por uma bactéria em pepinos espanhóis contaminados.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
10% das crianças têm óculos
As crianças deviam fazer um primeiro rastreio visual com um ano de idade e pelo menos aos três todas já deviam ter sido observadas, defende a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).
segunda-feira, 23 de maio de 2011
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Centro Hospitalar do Porto espera aumentar número de cirurgias
O Centro Hospitalar do Porto inaugura hoje o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório, que deverá permitir aumentar o número de cirurgias, e arranca a obra do Centro Materno-Infantil do Norte
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Mais 40 médicos colombianos em Portugal
A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou que mais 40 médicos colombianos "estão a chegar" a Portugal e serão distribuídos pelas zonas "mais carenciadas" do país, como Lisboa, Alentejo e Centro.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Cuidados paliativos: Nove em cada dez doentes não tem apoio
Cerca de 90 por cento dos milhares de pessoas que precisam de cuidados paliativos em Portugal não os tem, o que se deve ao desconhecimento e à excessiva burocratização do sistema, alertou uma especialista nesta área, Isabel Neto.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Médicos querem rever as leis do aborto e da PMA
Está na hora de rever as leis da interrupção voluntária da gravidez (IVG) e da procriação medicamente assistida (PMA) "no sentido de as aperfeiçoar e melhorar", defende o presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), Miguel Oliveira da Silva.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
terça-feira, 10 de maio de 2011
União Humanitária dos Doentes com Cancro queixa-se de "drástica redução de donativos"
A União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) alertou hoje que "nestes tempos de crise, devido a uma drástica redução de donativos, está em causa a própria sobrevivência" da instituição, pelo que apela à participação na Corrida Vencer o Cancro.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Investigadora da Universidade do Minho premiada com bolsa Pierre Fabre
A Bolsa Pierre Fabre foi atribuída à investigadora da Universidade do Minho Henedina Antunes pelo artigo publicado no "Journal of Clinical Virology", com o tema "Etiology of bronchiolitis in a hospitalized pediatric population: prospective multicenter study".
Este é um prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) à melhor publicação na área da saúde.
Em declarações à Agência Lusa, Henedina Antunes, investigadora no Instituto de Investigação em Ciências da Visa e Saúde (ICVS), disse que concluiu que "ainda se medica demais na bronquiolite", quando o "único tratamento é o oxigénio se o bebé tiver baixo teor de oxigénio".
Fonte: Expresso.pt
terça-feira, 3 de maio de 2011
Redução de 10% aplica-se a todos os profissionais do hospital
O secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, disse hoje à Lusa que a redução de 10 por cento no valor a pagar em horas extraordinárias nos hospitais aplica-se «a todos os profissionais» destas unidades de saúde.
«Os 10 por cento de redução é de despesa paga a todos os profissionais dos hospitais», vincou o governante, em declarações à Lusa.
Esta tarde, a Lusa noticiou que os peritos do Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia vão esta semana propor uma redução de 10 por cento no valor pago aos médicos em horas extraordinárias, no âmbito do programa de ajuda financeira a Portugal.
Fonte: Diário Digital
quinta-feira, 28 de abril de 2011
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Medicamentos não podem ser vendidos
A ministra da Saúde esclareceu hoje que os medicamentos exclusivamente dispensados pelas farmácias dos hospitais não podem ser vendidos, até porque não há preços definidos para que sejam comprados pelos doentes.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Cortes deixam centros de saúde sem remédios para tratar doentes
Há médicos e enfermeiros a pagar medicamentos ou a desviar material dos hospitais.
Continue a ler aqui.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Ana Jorge admite revisão da isenção de algumas taxas moderadoras
A ministra da Saúde defende a necessidade de rever as isenções por razões sociais e financeiras de algumas taxas moderadoras, para haver mais rigor na atribuição deste benefício consoante as necessidades reais do utente.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Saúde alarga fiscalização de receitas a meios complementares de diagnóstico
Depois das receitas dos medicamentos, o Centro de Conferência de Receitas do Ministério da Saúde prepara-se para rever também a prescrição de meios complementares de diagnóstico e ainda hemodiálise e transporte de doentes.
Noticia o Público.
terça-feira, 19 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Portugal integra 42 médicos colombianos
Os centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve recebem hoje os 42 médicos colombianos.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
terça-feira, 12 de abril de 2011
Famílias com 420 euros por pessoa vão mesmo pagar serviço de ambulâncias
Acordo entre Ministério da Saúde e bombeiros
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Daqui a um ano vamos saber quantos doentes de Parkinson há no país
O número de doentes de Parkinson em Portugal permanece um mistério. O comum é referir-se que existem entre 20 a 22 mil pessoas portadoras da doença e que todos os anos surgem entre 1800 a dois mil novos casos, mas a verdade é que não existe nenhum estudo directamente feito à população portuguesa para determinar a prevalência desta patologia. Mas dentro de um ano tudo vai mudar. O primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência nacional da doença de Parkinson arranca já hoje, dia 11 de Abril.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Cuidados paliativos: 1.500 profissionais vão receber formação ao abrigo de protocolo com a Gulbenkian
Mil e quinhentos profissionais da rede de cuidados continuados vão receber formação em cuidados paliativos e serão criadas quatro equipas domiciliárias no Porto, Planalto Mirandês e Mértola, através de um protocolo entre o Ministério da Saúde e a Gulbenkian.
O protocolo entre a Fundação Calouste Gulbenkian, a Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados (UMCCI) e o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa para o desenvolvimento de projetos na área dos cuidados paliativos é assinado hoje no Porto, dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde.
Fonte: Visão
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Portugueses gastam em média sete milhões de euros por mês em antibióticos
Os portugueses gastam uma média de sete milhões de euros por mês em antibióticos, sendo Portugal o sexto país da Europa com maior consumo deste tipo de medicamentos, com alguns riscos para a saúde.
Continue a ler aqui.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Hospital de Gaia-Espinho faz cirurgia pioneira em todo o mundo
Uma equipa do Centro Hospitalar de Gaia-Espinho reconstruiu a mandíbula de quatro crianças portuguesas afectadas por um tumor com uma técnica nunca antes utilizada no rosto.
Leia a notícia completa http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1822957http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1822957.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Liga Portuguesa Contra o Cancro faz hoje 70 anos
A Liga Portuguesa Contra o Cancro comemora hoje o seu 70.º aniversário, num momento em que alerta para a necessidade de evitar o desperdício no tratamento da doença.
Continue a ler aqui.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Hipertensão afecta quatro em cada dez portugueses
Cerca de quatro em cada 10 portugueses adultos são hipertensos, mas mais de metade desconhece que tem a doença e só 12 por cento a tem sobre controlo, segundo uma compilação de estudos que hoje é divulgada.
Continue a ler aqui.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Psiquiatra das vítimas da Casa Pia nomeado coordenador nacional de Saúde Mental
A ministra da Saúde nomeou, em despacho publicado em Diário da República, Álvaro Carvalho como novo coordenador nacional da Saúde Mental, em substituição do catedrático José Miguel Barros Caldas Almeida.
Leia tudo na TSF.
Risco de doenças para dois milhões de jovens portugueses
A Sociedade Portuguesa de Hepatologia alertou hoje para o risco crescente que "dois milhões" de adolescentes correm de ter doenças do fígado por beberem álcool.
A presidente da Sociedade, Estela Monteiro, disse à Agência Lusa que "20 por cento" dos consumidores regulares de álcool correm o risco de desenvolver cirrose no fígado. "Cada vez mais jovens aumentam a ingestão de álcool. Não têm a noção, entram nas discotecas, bebem 'shots' e pensam que não faz mal", frisou.
Continue a ler aqui.
terça-feira, 29 de março de 2011
Misericórdias e Ministério da Saúde assinam hoje novos acordos
São mais 15 mil cirurgias por ano e 100 mil consultas, é o que se propõem fazer os 12 hospitais das misericórdias que esta terça-feira vão assinar acordos com o Governo.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1817665http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1817665para continuar a ler.
segunda-feira, 28 de março de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
DECO detecta camarão com bactérias nocivas para a saúde
O consumidor paga gelo por camarão e compra marisco mais pequeno do que aquele que é anunciado na embalagem, denuncia a DECO, que encontrou camarões com bactérias que podem ser nocivas para a saúde.
Continue a ler aqui.
quinta-feira, 24 de março de 2011
quarta-feira, 23 de março de 2011
Tuberculose: Incidência em Portugal baixou para metade
A incidência da tuberculose em Portugal baixou para cerca de metade numa década, de 40 novos casos por 100 mil habitantes em 2001 para 22 em 2010, revela um relatório da Direcção-geral da Saúde (DGS).
terça-feira, 15 de março de 2011
OMS elogia medidas de segurança adoptadas pelo Japão
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elogiou hoje as medidas de segurança adoptadas pelo governo do Japão para evitar a contaminação por radiação nuclear no país.
Leia tudo aqui.
segunda-feira, 14 de março de 2011
O lado genético das dores de costas
Se tem vários tios ou mesmo primos que sofrem de dor lombar crónica, prepare-se para sofrer do mesmo
Leia a notícia completa aqui.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Doentes renais "mais suscetíveis" de desenvolver doenças cardiovasculares complicadas
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) alertou hoje que os doentes renais crónicos são "mais suscetíveis" de desenvolver doenças cardiovasculares complicadas, nomeadamente o enfarte do miocárdio.
O alerta da SPN surge nas vésperas do Dia Mundial do Rim (10 de março), este ano subordinado ao tema "Proteja os seus rins, salve o seu coração", focando a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da SPN, Fernando Nolasco, adiantou que "a associação da doença renal com a doença cardiovascular tem um efeito multiplicador", sendo os acidentes cardiovasculares "uma das grandes causas de morte dos doentes renais".
Fonte: RTP
sexta-feira, 4 de março de 2011
Ministério garante que plano de requalificação do IPO de Lisboa 'está a ser implementado'
O Ministério da Saúde assegurou ontem que «existe já um plano de requalificação» das instalações do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, adiantando que «está a ser implementado» e que há «obras em curso».
Continue a ler aqui.
quinta-feira, 3 de março de 2011
700 doentes mal transferidos
Hospital de S. João vai apresentar queixa contra unidade de Braga
Continue a ler aqui.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Supermicroscópio permite observar vírus ao pormenor
Um supermicroscópio, com uma resolução de 50 nanómetros promete revelar um mundo nunca antes revelado pela microscopia. A equipa britânica que o desenvolveu espera usá-lo para observar vírus ao pormenor.
Continue a ler aqui.
terça-feira, 1 de março de 2011
Ansiedade pode estar ligada a falta de adaptação – perito
Um certo grau de ansiedade é normal, face a escolhas importantes ou algum evento desconhecido. Porém, se a ansiedade for frequente e tiver grande intensidade, causando sofrimento e prejudicando o bem-estar do indivíduo, pode ser considerada uma doença. E, para piorar, pode desencadear ou agravar outros problemas, como a arritmia cardíaca.
Para continuar a ler, clique aqui.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Centro Antivenenos do INEM recebe 70 chamadas por dia
Mais de 70 chamadas por dia são feitas para o Centro de Informação Antivenenos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os medicamentos são a substância que mais contactos motiva.
O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) tem como principal função auxiliar os cidadãos ou os profissionais de saúde para um eficiente socorro às vítimas de envenenamento ou de ingestão inadvertida de substâncias potencialmente perigosas.
Em 2010, foram recebidas mais de 28 mil chamadas no 808 250 143, o que equivale a uma média mensal de 2.350 contactos.
Na última década já houve anos de maior movimentação no CIAV, como em 2009, com 31 mil telefonemas. Mas as chamadas têm ultrapassado sempre a barreira dos 20.000.
Dentro das intoxicações com medicamentos, as mais comuns, as causas são muito variadas, como enganos na administração de terapêutica (frequente em pais de crianças) ou ingestão acidental por menores.
"Há um grupo etário particularmente de risco, entre um e quatro anos de idade. É quando começam a ter mais autonomia, têm uma enorme curiosidade, não têm a mínima noção de risco e deitam a mão a tudo que encontram", explicou à agência Lusa a coordenadora do CIAV, Fátima Rato. A ingestão acidental de medicamentos pelas crianças tanto se aplica a remédios que estejam a tomar como a fármacos dos pais.
Fonte: Diário de Notícias
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Infarmed nega corte no acesso a medicamentos para doenças raras
Em resposta às críticas da Associação Raríssimas, o Infarmed nega que possa estar em causa o acesso aos medicamentos sem custos para os portadores de doenças raras.
Entre 600 a 800 mil portadores de doenças raras vão ser afectados este ano pelos cortes orçamentais previstos pelo Governo. A estimativa é da Federação Portuguesa de Doenças Raras, que garante que no Orçamento de Estado para 2011 não há quaisquer verbas previstas.
Assim, o programa nacional para as doenças raras, aprovado há dois anos, vai continuar na gaveta.
Para os doentes, os medicamentos são gratuitos, se forem considerados orfãos ou seja, feitos a pensar no caso em concreto. A lei determina que o Infarmed pode ter 75 dias para classificar um medicamento como orfão, mas aqui há outro problema: a lei não está a ser cumprida.
Uma das críticas feita pela Associação Raríssimas tem a ver com o acesso aos medicamentos. Por serem raros, são também medicamentos muito caros.
Mas o Infarmed nega estes atrasos. Em comunicado, o instituto garante que o acesso aos medicamentos não está em causa, bem como os custos são suportados pelo doente, justificando que o que está em causa é apenas uma questão comercial, que está a ser negociada entre o Estado e a indústria farmacêutica.
Fonte: TSF
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Ministra admite cobrar imposto para a Saúde
Os utentes fazem uma utilização “irresponsável” dos serviços de saúde e a crise “é uma boa altura" para mudar de atitude, defende Ana Jorge.
Em entrevista à Renascença, Ana Jorge considera que para ser criado um novo imposto para a saúde, isso, entre outras coisas necessita de uma alteração na Constituição.
No entanto, diz a ministra, "este ainda não é o tempo de pôr essa medida em prática, porque as medidas que estão no terreno ainda dão margem ao Serviço Nacional de Saúde".
Sobre as alterações previstas para a definição de quem está isento de taxas moderadoras, a ministra da Saúde diz que a ideia é que só passem a beneficiar dessa possibilidade os que realmente, com prova de condição de recursos, demonstrem que precisam. Todos os outros devem pagar.
Fonte: Diário Económico
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Falta de dinheiro deixa doentes em terra
Ministério da Saúde negoceia regulamento com Liga de Bombeiros.
Leia a notícia no Público.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Custos elevados tornam seguros vitalícios pouco atrativos -- Seguradoras
A Associação Portuguesa de Seguradoras (APS) considera que a entrada dos seguros vitalícios no mercado português não é atrativa nem para as seguradoras nem para os clientes devido aos altos custos que lhes estão associados.
"Atualmente estamos a prestar serviços a dois milhões de pessoas com um nível de satisfação elevado e parece-nos mais importante continuar nesta via, procurando eliminar situações menos favoráveis como os limites de idade, do que entrar os seguros vitalícios que podem abranger apenas um ou dois por cento da população", disse o presidente da APS, Pedro Seixas Vale, em entrevista à agência Lusa.
O anteprojeto de decreto-lei do regime especial do seguro de saúde vitalício, que inclui os seguros de saúde com cobertura graduada e ainda de longo prazo, esteve em consulta pública até julho e está no Ministério das Finanças, aguardando agendamento em Conselho de Ministros.
Fonte: RTP
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Médico absolvido por morte de bebé paga indemnização
Nove anos após a morte de um bebé durante o parto no Hospital Amadora-Sintra, o obstetra responsável e que tinha sido absolvido na primeira instância vai conhecer a indemnização que terá de pagar aos pais da criança.
Para continuar a ler, clique aqui.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Cancro: Afinal a fonte da juventude estava dentro de nós, revela cientista luso-americano
Uma equipa de cientistas liderada pelo luso-americano Ronald dePinho conseguiu pela primeira vez inverter o processo de envelhecimento através da manipulação genética, abrindo o caminho para uma espécie de "fonte da juventude" nas células humanas.
Leia a notícia completa aqui.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Novas taxas de Saúde são proibitivas para alguns bolsos
Os novos preços das taxas de saúde são muitos os que optem por viajar para países como Angola sem fazerem a vacinação indicada, alerta a Associação de Médicos de Saúde Pública.
Leia e ouça a notícia completa na TSF.